sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Evolução Política de Quixeré

Evolução Política de Quixeré
O Quixeré dos currais, ainda sem denominação e o Quixeré sítios conhecido como Tabuleiro do rio Quixeré, teve sua evolução política a partir de sua elevação à vila pela Lei Nº. 1.156 em 04 de dezembro de 1933. Criação da subprefeitura LEI Nº 07 de 22/10/1955, com instalação da mesma em 10/01/1956 e a criação do município pela Lei 5.573 de 11/04/1957 e instalação do mesmo em 15/05/1957. Aos 03 de fevereiro de 1957, realizou-se um plebiscito sobre a emancipação política do distrito de Quixeré. Em 05 de abril de 1990 foi promulgada a lei Orgânica do Município.
A subprefeitura de Quixeré teve somente um subprefeito e para tal cargo foi nomeado o Sr. João Lima de Oliveira. O período de sua administração foi de 15 de maio de 1957 a 25 de março de 1959.
Administração atual: Em 01/01/2005 tomou posse o Prefeito Raimundo Nonato Guimarães Maia e o Vice-Prefeito Francisco José de Oliveira. Composição da Câmara: José de Lima – Presidente, João Batista dos Santos Neto, Raimundo Alcides de Matos Lima Francisco Gilvan de Sousa , Valderí Fernandes de Araújo, Júlio Ferreira de Freitas - atual presidente, Raimundo Eudes Régis, Raimundo Ivo Sobrinho e Francisco Gonzaga Cavalcante de Oliveira.

O Secretariado Municipal está composto por: Pedro Sérgio Moreira Leão – Educação, Maria Eliete Fernandes de Oliveira – Saúde, Francisca Geane Gonçalves Lima – Ação Social, Antonio Manoel Filho – Cultura e esporte e Juventude, Carlos Augusto Régis Alves – Agricultura e desenvolvimento Rural, Antônio de Sousa – Obras Saneamento e Serviços Públicos, Raimundo Nonato Brito – Administração e Finanças, Chefe de Gabinete: José de Arimatéia Sousa Ferreira.

Hino de Quixeré/CE




Hino de Quixeré

O hino do município – letra do Dr.Andrade Furtado e música do Monsenhor José Mourão. Criado em 1957, oficializado pela lei 358 de 01 de julho de 2002.

Ante as matas e a serra altaneira,
De que vemos, ao longe, o perfil,
A cidade se estende e enfileira
Seus brasões em louvor do Brasil!

Estribilho:
Nossa gente que luta e que avança
Nas conquistas da paz e da fé
Tem no peito imortal confiança:
O bom Deus guiará Quixeré

Sobre a torre divisa-se imagem
Que a glória da nossa Matriz,
E do cimo abençoa a paisagem
Que Maria protege e bendiz!

Na planície, entre a verde floresta,
Crescem belos, gentis carnaubais...
A opulenta cultura é a festa
Deste povo operoso e audaz!

Laranjais que florescem no vale,
Enchem o campo de agrado e olor...
O gorjeio das aves se cale
Neste instante de unção e de amor!

Município de Quixeré/CE

Brasão de Quixeré/CE
O PERFIL DO MUNICÍPIO

O município de Quixeré está localizado na mesorregião do Jaguaribe, microrregião do baixo Jaguaribe a 5º 04’27” latitude (S) e 37º 59’19” longitude (W).
Sua área de 598 km² se estende da várzea, à margem direita do rio Jaguaribe, até a chapada do apodí na divisa com o R.G.N.
A altitude é de 30 metros acima do nível do mar para a parte baixa e na chapada é de aproximadamente 90 metro.
Limita-se ao Norte com Jaguaruana e Russas; Ao sul com Limoeiro do Norte e Estado do R.G.N.; Ao leste com o R.G.N. e Jaguaruana;
Ao oeste com o município de Russas do qual se desmembrou, cuja emancipação política se deu pela lei 3.573 de 11 de abril de 1957.
Limita-se ao oeste mais uma vez com Limoeiro do Norte.
Toponímia: proveniente do rio que atravessa todo o município e o gentílico é quixereense.
A população estimada é de 18.780 habitantes e sua extensão territorial abriga além do distrito sede, os distritos de Lagoinha, Tomé e Água Fria, áreas de maior concentração da população quixereense.
A distância da capital em linha reta é de 159 km. E por rodovia, são 218 km via Flores ou 230 km via triângulo de Limoeiro do Norte.
Vias de acesso intermunicipais/ estaduais:
CE 356 – divisa RGN/CE – Baraúna, Bom Sucesso, Lagoinha, Santa Cruz, Sede. 377, sede – Limoeiro do Norte
CE 123 – vem de Aracati para Russas → Bom Sucesso...
CE 358 – BR 116 via Tabuleiro do Norte
CE 266 – Mossoró via km 60 BR 405 – Limoeiro/ Mossoró
CE 236 – Jaguaruana via CE 123.
CE 265 – Limoeiro do Norte/Triângulo, BR 116.
Estradas Municipais:
Quixeré – Flores, Quixeré – Russas via Água Fria.
Quixeré – Russas via sucurujuba
Quixeré – Lagoinha via Boqueirão
Quixeré – Lagoinha via estrada do melão
Quixeré – Queimadas via Tomé
Quixeré – km 60 via
Quixeré – Jaguaruana via córrego fundo
Quixeré – Jaguaruana via serra do Vieira: da fazenda de Joaquim Loureiro à lagoa da Piroaba em Jaguaruana.
Quixeré – Santa Terezinha/Vieira.

Brasão do Município de Quixeré/CE

SIGNIFICAÇÃO DO TOPÔNIMO QUIXERÉ
É uma palavra indígena de significado desconhecido. Também não se sabe quem deu esse nome ao rio que é um braço do rio Jaguaribe, nasce no município de Tabuleiro do Norte, passa por terras de Limoeiro do Norte e atravessa o município de Quixeré, desaguando no rio Jaguaribe no município de Russas.
Há suposições de que Quixeré seria uma aldeia indígena, uma tribo, ou mesmo um índio. Para essa hipótese Quixeré significaria lugar onde habita o porco do mato, também conhecido como queixada ou porco espinho.

Mapa de Quixeré/CE

Esse Mapa foi elaborado por Michel Xavier Lima aluno do 3º ano Científico da EEFM Gov. Manoel de Castro Filho, em 2006, por ocasião do desenvolvimento do Projeto Conhecendo Quixeré. Está dividido nos quatro distritos: Sede, Água Fria, Lagoinha e Tomé

Foto Aérea da Cidade de Quixeré

Foto da barragem de Quixeré

MATO ALTO



(do livro “No Rastro da História”)
A fazenda Mato Alto foi construída por José Honorato Filho e esposa Maria da Conceição de Araújo Lima ajudados por seus filhos: José Honorato Neto, João Honorato, Vicente Honorato, Joaquim Honorato, Egídio Honorato, Raimundo Honorato,  Maria e Custódia.

Família Honorato


ESCUDO DA FAMÍLIA HONORATO
A família Honorato é uma das mais antigas da região Jaguaribana. Sua origem remota ao período colonial. Com certeza as origens das famílias brasileira tem ligação com portugueses, espanhóis, franceses, africanos e nossos irmãos nativo indígenas.O Ceará dependeu muito tempo do estado de Pernambuco que se consolidou logo como capitania hereditária importante no contexto histórico e econômico na formação do território brasileiro. Aqui no Ceará Russas é uma das cidades que está na lista das mais antigas, inclusive tem um dado curioso sua origem começou com forte militar. No livro Intitulado, Russas: 200 anos de emancipação política tem um capítulo que narra a genealogia de famílias antiga de Russas. O primeiro membro dessa família encontrado foi João Honorato Moreira de Sousa, nascido a 20 de dezembro de 1775, filho do Capitão Manoel Moreira de Sousa e de Eulália Maria Maciel. Na contribuição do município passou prefeito, vereadores e Padres. E Quixeré que foi
povoado de Russas tem raízes familiares fortemente com os russanos.
A história de Mato Alto começa em 1905 quando o Sr José Honorato natural de Russas resolve explorar terra na Chapada do Apodí, movido pelo interesse de encontrar um lugar propício para exercer a atividade agropecuária. Segundo informação, através de uma caçada encontrou uma baixada com solo fértil que lhe chamou a atenção para fixar moradia. De início foi um sofrimento pela falta de água naquela região.
Com sua experiência e um pouco de engenharia descobriu entre as pedras uma brecha e achou que ali teria uma fonte de água. Escavou vários metros de profundidade e jorrou água para sua alegria, e lá fez um oratório de pedra. Movido pela fé e devoto de Nossa Senhora da Conceição prometeu que construiria um campanário de pedra para os momentos de oração. Assim, com ajuda dos filhos e sua intuição arquitetônica a base da marreta, alavanca e picareta e suor construir tudo isso. Tornou-se grande proprietário de terra indo até a divisa do RN. Após sua morte seu filho João Honorato ficou morando na Fazenda. Hoje tem somente o seu Egídio o caçula com mais de 80 anos morando no Boqueirão casado pela 2° vez com Maria do Carmo. Mato Alto tem história: na época seu Zé Honorato da Lagoa como era conhecido era um profissional matador de onça com seu rifle. Foi lá também bem próximo que Lampião e seu Bando fez o trajeto Limoeiro a Mossoró e Missas celebrada por Monsenhor Oliveira e o Bisco da época. Em 2012 o Cineasta Quixereense Arthur Leite fez um documentário para o Canal Futura e concorreu a prêmio até a nível Internacional. Mato fica localizado a 30 KM da sede na divisa do CE E RN. Hoje essa propriedade pertence a uma empresa do ramo do calcário Wilson Holanda. Uma observação: merece ser tombada com patrimônio do município.

Redação: J Honorato O Repórter